sexta-feira, 7 de julho de 2023

O último trem de passageiros, em 1979 na estação Calado.


 

O pátio da estação também servia de palco para manifestações e atividades cívicas.


 

Nos arredores da Estação, uma contínua atividade ferroviária marcou os anos 70. Funcionava também o ponto final de ônibus das linhas circulares e intermunicipais. No local, está instalado atualmente o Terminal Rodoviário.



 

Equipamentos adquiridos pela EFVM para a execução das obras de sua duplicação na década de 1970.


 

Em 1965, a bucólica Avenida Percival Faqhuar, atual Avenida Dr. Pedro Nolasco, se transforma num importante centro comercial. A estação ferroviária passa a ser o vetor de crescimento do Centro da cidade de Coronel Fabriciano. A partir da década de 1960, diversos imóveis com arquitetura colonial e republicana, foram substituídos por novas construções.


 

Diversos trabalhadores contratados para abertura da EFVM se instalaram na região. Com a conclusão das obras da ferrovia em Nova Era, além de passageiros, a estação do Calado passou a embarcar o carvão vegetal produzido nos arredores do povoado para a Cia. Siderúrgica Belgo Mineira, em João Molevade.






 

Com o aumento da população e do volume de cargas que embarcavam e desembarcavam na estação diariamente, a EFVM na década de 1950 investiu na primeira ampliação do imóvel.



 

Dia 9 junho de 1924 é inaugurada a estação ferroviária do Calado.