O presente blog tem por escopo demonstrar a intervenção estrangeira na EFVM, desde sua construção até sua estatização por Getúlio Vargas e relacionar as mudanças do traçado da ferrovia com razões de ordem política e econômica, ditadas por vários interesses estrangeiros envolvidos no trajeto.
segunda-feira, 13 de março de 2017
FIM DA EXCURSÃO DOS ALUNO DO 4º ANO DA ESCOLA POLITÉCNICA PELA EFVM NA ESTAÇÃO DE SÃO JOSÉ DA LAGOA (EFVM - ATUAL DESEMBARGADOR DRUMOND) EM JANEIRO DE 1936. O TREM DE PASSAGEIROS FOI TRACIONADO NO PESADO E SINUOSO TRECHO JUNTO ÀS MARGENS DO RIO PIRACICABA PELA PACIFIC 35 (FUTURA 122). NOTEM O "TAXI" QUE FAZIA A CONEXÃO DOS PASSAGEIROS DA EFVM PARA A CENTRAL DO BRASIL ENQUANTO SE CONSTRUÍA O RAMAL DE INTERLIGAÇÃO DAS DUAS FERROVIAS.
domingo, 12 de março de 2017
DUAS VISTAS DO INTERIOR DO DEPÓSITO DE LOCOMOTIVAS DE PORTO VELHO EM JANEIRO DE 1936. ESTE DEPÓSITO FOI INTEIRAMENTE RENOVADO A PARTIR DE 1931 PARA FAZER PARTE DO SERVIÇO DE REPARAÇÃO PESADA DAS LOCOMOTIVAS A VAPOR DA EFVM, SENDO EQUIPADO COM UM GRANDE TORNO DE RODEIROS (ABAIXO). A LOCOMOTIVA ACIMA À ESQUERDA É A PACIFIC 34 (FUTURA 121)
Assinar:
Comentários (Atom)