sexta-feira, 16 de outubro de 2015

CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA FERROVIA

CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA FERROVIA

Com o advento, na segunda metade do século XVIII, da máquina a vapor, que veio substituir a energia humana na produção, acelerou-se não só a produção, mas também o crescente consumo dos produtos industrializados. Ocorria, então, a chamada revolução industrial na Inglaterra na década de 1760.

As exportações inglesas cresceram tão rapidamente quanto nos primeiros sete anos da década de 1850. O que tornou essa expansão tão satisfatória para os homens de negócios famintos de lucros foi a combinação do capital barato e um rápido aumento nos preços; os lucros, aparentemente à espera de produtores, comerciantes e, acima de tudo, investidores que se apresentavam quase que irresistíveis.

Em primeiro lugar, a economia industrial nos seus primórdios, descobriu-se graças em grande parte à pressão da busca do lucro da acumulação do capital – a que Marx chamou de sua “Suprema Realização”: a estrada de ferro, máquina a vapor, e ao telégrafo “que finalmente representam os meios de comunicação adequados aos meios de produção” – o espaço geográfico da economia capitalista poderia, então, multiplicar-se repentinamente na medida em que a intensidade das transações comerciais aumentasse.

O mundo inteiro tornou-se parte dessa economia.

A chegada da estrada de ferro foi em si um símbolo e uma conquista revolucionária. As estradas de ferro revolucionaram o transporte terrestre até então, assim como ocorrera com os navios a vapor, tornando-se o principal fomentador da economia, reduzindo custos e tempos.

A ferrovia foi um investimento de grande rentabilidade, pois permitia uma maior precisão no horário e encurtava distâncias, barateando custos no transporte, interligando mercados, transportando grandes quantidades de carga, gerando empregos e formando uma mão de obra especializada.

Referências:

HOBSBAWM, Eric. A Grande Expansão. In: A Era do Capital  1848-1875. Paz e Terra, RJ, 1977.

Tese de Dissertação - NETO, Raimundo Drumond. O surgimento da ferrovia: sua história. In: Trilhos e memórias - o significado da EFVM na vida dos moradores da cidade de Nova Era.


Nenhum comentário:

Postar um comentário